Atividades Acadêmicas como Professor

Faculdade SENACRS

MBA EM USER EXPERIENCE, INOVAÇÃO E MARKETING DIGITAL
Disciplina: E-commerce e Internet da Coisas 2025

A disciplina apresenta os fundamentos do e-commerce e como a Internet das Coisas (IoT) impacta diretamente os processos mercadológicos e comerciais. A proposta inclui a análise de conceitos e aplicações práticas que mostram como a IoT transforma o comércio eletrônico, desde a coleta de dados e automação até experiências personalizadas para o consumidor. São discutidas as principais tecnologias envolvidas, com ênfase no papel estratégico da IoT no aumento da eficiência logística, marketing digital e tomada de decisão baseada em dados.

Faculdade Positivo SP

MBA EM MARKETING, BRANDING e GROWTH
Disciplina: Gestão de E-commerce: Estratégias para o Comércio Digital 2025

Elaboração de material didático para disciplina online. Abordagem estratégica da atuação no comércio digital, com foco nas melhores práticas e nas principais tendências do setor. São explorados os fundamentos do e-commerce, seus modelos de operação e os desafios enfrentados em um ambiente cada vez mais dinâmico e competitivo. O material didático analisa questões tecnológicas, regulatórias e logísticas, além de propor soluções práticas para a gestão eficiente de lojas virtuais. São apresentados a metodologias e ferramentas atualizadas, para o desenvolvimento de competências para planejar, executar e otimizar operações de e-commerce com visão estratégica e foco em resultados.

PUCRS

Curso de análise e coleta de dados nas redes sociais digitais 2019

O curso propõe aulas práticas apresentando as ferramentas gratuitas de coleta de dados em redes sociais digitais: Netvizz para Facebook, IFTTT para Twitter e 4k Stogram para Instagram. Além disso, com a utilização do software Microsoft Excel serão ensinadas algumas fórmulas que auxiliam no tratamento e análise dos dados. Também serão brevemente introduzidos outros softwares complementares para ações como contagem de palavras e construção de nuvens de palavras. As coletas e análises abordadas no curso possibilitam interpretações variadas que podem contribuir em projetos acadêmicos, científicos e de marketing digital.

ESPM Sul

DIGITAL INFLUENCY E CONTENT CREATION
Conhecendo as plataformas e usando suas ferramentas para criar influência 2018

2 módulos: - Google, YouTube, Wordpress, Site, Google Adsense; Google Trends; SEO; Planejador de Palavras-Chave, Google Analytics, Google Adwords (visão geral), SemRush e Upcity. - Facebook, Instagram e outras ferramentas) Facebook Ads (visão geral); Facebook Analytics, Facebook Audience Insights, Instagram Ads (visão geral); PageSpeed Insights, WebSite Grader, Similar Web, Seo Report. - Laboratórios práticos com exercícios nas ferramentas.

SENACRS

Design Gráfico 2013 - 2018

O curso aborda aspectos relacionados à criação e edição de peças gráficas: objetos ilustrados, retoques em fotografia digital, confecção de fôlderes, flyers, entre outros. Proporciona aos participantes conhecimentos dos recursos de editoração gráfica, utilizando aplicativos de desenho e manipulação de imagens com planejamento, análise e seleção dos elementos necessários à construção de projetos gráficos.